RPG na Casa do Marcão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regra opcional - Ferimentos Permanentes

3 participantes

Ir para baixo

Usar essa regra ou não?

Regra opcional - Ferimentos Permanentes I_vote_lcap100%Regra opcional - Ferimentos Permanentes I_vote_rcap 100% 
[ 3 ]
Regra opcional - Ferimentos Permanentes I_vote_lcap0%Regra opcional - Ferimentos Permanentes I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 3
 
 

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  ImortalTerra Sex Mar 23, 2012 8:54 pm

Fala galera. Como algumas pessoas aqui sabem, eu comprei o Guia da Trilogia. Resumindo, é um livro muito bom, com descrições, novas ideias e muitas regras novas, inclusive regras para parir um filho (!).
Mas o que me chamou a atenção é uma regra alternativa que há muito tempo eu estava pensando: regras para ferimentos permanentes. Quem se lembra da minha ultima mesa, sabe que eu tenho predileção em arrancar braços e quebrar pernas (principalmente o Hebert). Pessoalmente, achei a regra equilibrada e divertida. Além de realista. Mas eu sou mestre e é fácil eu dizer isso. Por isso criei a enquente. Vou apresentar as regras para vocês refletirem e discutirem, se vale a pena usar ou não.

Guia da Trilogia, página 50 escreveu:
Ferimentos Permanentes


Tormenta RPG não tem regras para ferimentos permanentes , como amputações e gangrenas. As razões são duas: simplicidade (seria tedioso registrar a integridade de cada parte do corpo) e heroísmo (heróis aventureiros resistem a muitos ferimentos, sem ficar comprometidos). Contudo, em termos de narrativas, um ferimento permanente como o de Ashlen pode ser interessante. Se você quiser incluir ferimentos permanentes em sua campanha, pode usar as regras opcionais a seguir.

Sempre que um personagem ficar com pontos de vida negativos, deve fazer um teste de Fortitude (CD igual ao número de pontos de vida negativo). Por exemplo: um guerreiro tem 5 PV e sofre um ataque que causa 15 pontos de dano. Estando com -10 PV, deve fazer um teste de Fortitude contra CD 10. Caso o personagem seja bem-sucedido, sofre apenas os efeitos normais de estar com PV negativos. Em caso de falha, sofre um ferimento permanente.

A localização do ferimento deve ser determinado com uma rolagem de 1d8. Os efeitos são descritos abaixo.

1 ) Cabeça: Crânio rachado, com danos sérios ao cérebro. O personagem sofre -4 de Inteligência, Sabedoria e Carisma. Como alternativa, o personagem pode ficar cego (Tormenta RPG, página 229)

2 ) Braço Direito: Mão amputada. O personagem não pode mais usar armas de duas mãos, arma e escudo ou duas armas. Sofre -2 de penalidade em testes de Acrobacias, Atletismo, Ladinagem e Ofício. Se o personagem é destro, sofre -4 de penalidade em todas as jogadas de ataque por um mês. Se nada tiver sido especificado em contrário, todos os personagens são considerados destros.

3 ) Braço Esquerdo: como "braço direito", acima, mas o personagem sofre penalidade em ataque se for canhoto.

4-6 ) Tronco: Ferimento severo em órgãos importantes, dores crônicas para o resto da vida. -4 em testes de Fortitude, -1 PV permanente por nível.

7 ) Perna Direita: Pé amputado ou joelho destruído. O deslocamento do personagem é reduzido à metade. Sofre -4 de penalidade em teste de Acrobacia, Atletismo, Furtividade e Iniciativa.

8 ) Perna Esquerda: Como "perna direita", acima

Apenas as magias Regeneração, Desejo ou Milagre (ou itens que as simulem) podem curar ferimentos permanentes
ImortalTerra
ImortalTerra
Admin

Mensagens : 214
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 38
Localização : Campola

https://rpgnomarcao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  SithLord Sex Mar 23, 2012 10:26 pm

Eu gostei, apesar de ser uma regra severa. Pode até mesmo inviabilizar um personagem, principalmente em níveis baixos, onde não há acesso a magia de regeneração ou próteses ("Eu era um aventureiro como você, até que tomei uma flechada no joelho" - metade dos guardas de Skyrim). Mas isso é realismo também, e eu gosto desse nível de realismo.

O que eu pergunto é, todo mundo ta preparado pra um "meu personagem vai se aposentar, já que ficou cego/idiota"?

Obs: Eu também gostei da regra de ferimentos da matéria do Deus Máquina (Dragon Slayer), apesar de no momento não lembrar delas com exatidão (na verdade eu só lembro que gostei).
SithLord
SithLord

Mensagens : 111
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 36
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  Karnak Klaos Sáb Mar 24, 2012 10:45 am

gostei tbm cara, apesar de achar muito severo demais. Ex. golpe na cabeça vc perde 12 pontos em atributos, muito foda prefiro ficar cego e comprar lutar as cegas como talento, ou sentido sismico lefeu. kkkk
Karnak Klaos
Karnak Klaos

Mensagens : 103
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 37
Localização : Jundiai

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  ImortalTerra Dom Mar 25, 2012 1:43 am

Após discussão pelo MSN, fica oficial a regra de Ferimentos Permanentes, mas com algumas modificações para balancear:

Se o resultado do dado for 1) Cabeça, você deve rolar um d10, e seguir a seguinte lista:

1 ) Crânio Rachado: -4 em Inteligência, Sabedoria e Carisma

2 ) Cegueira

3 ) Surdez

4-6 ) Caolho

7 ) Meio Surdo (metade de todas as penalidades, capaz ainda de conjurar magia com 50% de chance de falha)

8-9 ) Cicatriz Horrenda: -4 em todos os testes baseados em Carisma (exceto Intimidação)

10 ) Insanidade Severa
ImortalTerra
ImortalTerra
Admin

Mensagens : 214
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 38
Localização : Campola

https://rpgnomarcao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  ImortalTerra Seg Mar 26, 2012 8:40 pm

Galera, aceito ideias de penalidades para Caolho. Hebert, se vc tiver algum suplemento obscuro com regras pra isso, nos presentei!
ImortalTerra
ImortalTerra
Admin

Mensagens : 214
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 38
Localização : Campola

https://rpgnomarcao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  SithLord Ter Mar 27, 2012 12:00 am

ImortalTerra escreveu:Galera, aceito ideias de penalidades para Caolho. Hebert, se vc tiver algum suplemento obscuro com regras pra isso, nos presentei!

Cara, não encontrei nada em livro nenhum. No 3.5 não existem penalidades (o Olho de Grummsh arranca um olho pra entrar na CdP). O que achei foi uma ideia dada num fórum, onde se invertem os bônus dados por um poder que te da visão em 360º. Fica assim:
-Penalidade de -1 em testes de Percepção relacionados a visão;
-Quando o personagem é flanqueado, seus oponentes recebem um bônus de +3 nos ataques, ao invés de +2, já que o personagem não consegue ver os dois lados ao mesmo tempo.

Não acho que devam haver penalidade em ataques à distância nesse caso. Alguns arqueiros (e outros atiradores) preferem mirar com um olho só, chegando a usar tapa-olhos especiais. Usar ou não a visão em profundidade depende do estilo de atirador.
SithLord
SithLord

Mensagens : 111
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 36
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  ImortalTerra Ter Mar 27, 2012 10:34 pm

Bom, legal, mas sem querer sem sádico, achei -1 meio pouco. Estava pensado no dobro de penalidades, para cada 3m de distancia (-2 para cada 3m do alvo do teste), além de -1 na CA e em testes de baseados em Destreza (graças a falta de noção de espaço). Meio pesado demais?

PS: Mudei algumas coisas que combinamos no MSN, deem suas opiniões. Em homenagem ao Tyrion, coloquei cicatriz gigante na cara, fudendo testes de Carisma Twisted Evil
ImortalTerra
ImortalTerra
Admin

Mensagens : 214
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 38
Localização : Campola

https://rpgnomarcao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  SithLord Ter Mar 27, 2012 11:43 pm

ImortalTerra escreveu:Bom, legal, mas sem querer sem sádico, achei -1 meio pouco. Estava pensado no dobro de penalidades, para cada 3m de distancia (-2 para cada 3m do alvo do teste), além de -1 na CA e em testes de baseados em Destreza (graças a falta de noção de espaço). Meio pesado demais?

PS: Mudei algumas coisas que combinamos no MSN, deem suas opiniões. Em homenagem ao Tyrion, coloquei cicatriz gigante na cara, fudendo testes de Carisma Twisted Evil

Cara, achei essa sua penalidade em observar não só alta, mas extremamente alta. Distância atrapalha todo mundo, é a variação natural da CD. Relembrando: existem arqueiros que atiram com um só olho aberto, se isso atrapalhasse a visão a longo alcance, não faria muito sentido fechar o olho, né?
Na minha opinião, um olho só não atrapalha muito a não ser que você tenha que dividir sua atenção, já que não existem regras para o lado que você está virado. Em jogo, um personagem está ciente de todo um raio de X metros a partir de si próprio, de acordo com as distâncias, coberturas, iluminação, etc. Mas não entra nos números pra que lado ele está virado. Assume-se que o personagem olha para todos os lados e, do mesmo jeito que qualquer um faz isso, o caolho também olha para o lado cego. A penalidade de -1 é só porque ele leva um segundo a mais pra compensar o lado cego com o outro olho.
E sinceramente não entendo a perda de CA e perícias baseadas em Destreza. No caso da CA, estando ciente do inimigo, o personagem vai automaticamente coloca-lo no seu campo de visão e, sendo caolho ou não, não terá dificuldades em defender-se, desde que não seja flanqueado por um segundo inimigo. No caso das perícias, dou a mesma razão que dei acima pela penalidade de Percepção: todo personagem está ciente do que é visível num raio de 360º. E outra, nem toda perícia baseada em Destreza é prejudicada por uma noção espacial deficiente. Aliás, acho que nenhuma é totalmente prejudicada, então teriam que ser alguns usos de algumas perícias, e acho que isso seria detalhe em excesso.

Quanto as mudanças na tabela, por mim a cicatriz ta de boa. Ganha Glória?
SithLord
SithLord

Mensagens : 111
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 36
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  Karnak Klaos Qua Mar 28, 2012 4:32 pm

Cara gostei da CICATRIZ HORRENDA. Mas como o Hebert falou, imagina o cara que ta observando a 9 metros (-6) eh muito. 9 metros eh linha de visão comum, não eh nada em profundidade.

Não sei em termos de regra, mas sei que os animais com dois olhos tem noção de profundidade melhor que com um unico olho, justamente por "Focalizar" o alvo. Agora qnt a arqueiros que fecham um olho para atirarem eu nunca vi nada sobre isso.

Concordo plenamente com o Hebert no fato do personagem por no seu campo de visão o alvo para que não sofra sendo caolho. A msm coisa com a CA e pericias.
Karnak Klaos
Karnak Klaos

Mensagens : 103
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 37
Localização : Jundiai

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  ImortalTerra Qua Mar 28, 2012 8:25 pm

OK, eu imaginei que era pesado mesmo. Tava meio sádico ontem.
Mas que tal aumentar essa penalidade ai? -2 nos testes de visão, +4 no bonus de flaquear?
Ultima tentativa, eu juro!
ImortalTerra
ImortalTerra
Admin

Mensagens : 214
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 38
Localização : Campola

https://rpgnomarcao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  SithLord Qua Mar 28, 2012 9:59 pm

ImortalTerra escreveu:OK, eu imaginei que era pesado mesmo. Tava meio sádico ontem.
Mas que tal aumentar essa penalidade ai? -2 nos testes de visão, +4 no bonus de flaquear?
Ultima tentativa, eu juro!

Huahuahauha.
Cara, eu vou insistir no que eu já propus. +4? O coitado do personagem vai apanhar feito um cachorro! E, como eu disse antes, o fato de não existirem regras para que lado o personagem está olhando faz do olho cego dele pouco mais que um problema estético, logo o -1 é só pra dizer que não tem nada.
SithLord
SithLord

Mensagens : 111
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 36
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  ImortalTerra Qui Mar 29, 2012 3:23 pm

Bom, ok então, vamos de regras mais brandas mesmo. Principalmente por que eu acho ser caolho muito estiloso (e quem não acha?)
ImortalTerra
ImortalTerra
Admin

Mensagens : 214
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 38
Localização : Campola

https://rpgnomarcao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  Karnak Klaos Qui Mar 29, 2012 9:14 pm

exatamente cara, quem não acha.
Karnak Klaos
Karnak Klaos

Mensagens : 103
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 37
Localização : Jundiai

Ir para o topo Ir para baixo

Regra opcional - Ferimentos Permanentes Empty Re: Regra opcional - Ferimentos Permanentes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos